Resumo

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LIVRO, A IMAGEM E A ORNAMENTALIDADE DESCRITIVA NO..., O

JUSSARA MENEZES QUADROS

Orientador(a): Francisco Foot Hardman

Doutorado em Teoria e História Literária - 2001

Nro. chamada: T/UNICAMP - Q22L


Resumo:
Esta dissertação busca reavaliar a presença e a importância das práticas do livro, da imprensa e das técnicas de reprodução de imagens na história da literatura brasileira do século XIX, e na história do Romantismo brasileiro, em particular. Buscas e recuperar para o contexto de surgimento do romance brasileiro nos anos 1840-1850, a importância de práticas de edição fortemente influenciadas, e mesmo estimuladas, pela recente industrialização da imprensa européia. A análise da revista A Lanterna Mágica (1844-45), permite acompanhar o modo como a sátira, como gênero tradicional, passou por uma significativa transformação ao deslocar-se para a imprensa ilustrada, adaptando-se ao ritmo seriado da prosa jornalística, ao mesmo tempo que emulando a sátira gráfica francesa e o desenho litográfico de H. Daumier. Por último, enfocamos as implicações entre as noções de estilo e propriedade autoral em José de Alencar, e a função de dispositivos estilísticos que emprestam dimensão fortemente visual às suas narrativas históricas, sobrevalorizando o ornamento retórico na descrição combinada de cenas da natureza e cenas históricas. Estes aspectos intraliterários não apenas dialogavam com o romance europeu, como reagiam, ao seu modo, ao surgimento, dado quase em paralelo ao do romance brasileiro, de uma circulação e de um consumo de imagens impressas européias, cujo repertório não deixou de repercutir sobre as tentativas de representação de um imaginário romanesco "nacional"

Palavras-chave: Romantismo , Literatura , Livros, Imagens - Interpretação , Satira , Retorica

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