Resumo

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POLITICAS DE ENSINO DE LINGUAS ESTRANGEIRAS EM ESCOLAS...

ENIO DE OLIVEIRA

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4p


Resumo:
Este trabalho reflete sobre os direcionamentos políticos do ensino de inglês como língua estrangeira em escolas públicas estaduais de ensinos fundamental e médio de São Paulo. Como fundamentação teórica para a construção deste trabalho nos apoiamos nos estudos desenvolvidos pela Análise de Discurso de linha francesa e brasileira, uma vez que partimos do pressuposto de que não há como analisar as questões políticas do ensino de línguas estrangeiras sem considerar postulados teóricos que tragam à baila as noções de discurso, sujeito, ideologia e história. A parte empírica deste trabalho é constituída por quatro diferentes corpora, sendo eles: as experiências do próprio autor, que leciona inglês em uma escola pública de ensino médio em Campinas; um documento de proposta de uma escola de inglês de iniciativa privada (instituto de idiomas) enviada a uma escola pública; o relato de professores de inglês que participaram de um curso de extensão - oferecido na Unicamp -, lecionado pelo autor deste trabalho e, por último, um documento encontrado no site do MEC, intitulado “Memorando de Entendimento Sobre Educação Entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América”. Por apresentar uma análise de quatro corpora de pesquisa, podemos afirmar que este trabalho reflete consubstancialmente sobre um mesmo direcionamento político que permeia diferentes lugares discursivos, a partir dos quais, o ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas de São Paulo é dito.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

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