Resumo

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RELACAO ENTRE DOMINIO DA LINGUA INGLESA E EMPREGABILIDADE...

MARLI APARECIDA ROSA

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - R71r


Resumo:
A partir da perspectiva discursiva da Análise de Discurso de Escola Francesa que tem por predecessor M. Pêcheux (Cf. Orlandi, 2002), busco compreender os efeitos de sentido da língua inglesa, estudando, em específico, o funcionamento discursivo de uma de suas representações: a de "senha de acesso" ao mercado de trabalho dito "globalizado". Assim, investigo - através de depoimentos proferidos por alunos do Ensino Médio da Rede Pública - o imaginário existente na sociedade brasileira sobre a relação entre língua inglesa e empregabilidade. A fim de comparar os depoimentos dos alunos com a cobrança efetiva do conhecimento de inglês para conseguir um emprego no mercado de trabalho atual, analiso, em classificados de anúncios de empregos de dois jornais paulistas de grande circulação, se essa língua é colocada como pré-requisito para dois tipos de vagas: 1) aquelas que requerem Ensino Superior (ou seja, que não são destinadas a egressos do Ensino Médio); e 2) as que não requerem Ensino Superior, potencialmente destinadas a alunos egressos do Ensino Médio, ou até mesmo do Fundamental. Este estudo, ao investigar o funcionamento discursivo da representação da língua inglesa como promessa (ou até mesmo garantia) de inserção profissional no atual mercado de trabalho, aborda a questão da constituição identitária, uma vez que, da perspectiva teórica adotada, sujeito e sentidos se constituem mutuamente. Assim, considerando que a identidade do sujeito se constitui pelo e no discurso, estudo como a representação "língua inglesa = senha de acesso ao mercado de trabalho" constitui a identidade do sujeito-aprendiz, neste caso, o aluno de Ensino Médio de escola pública. Em virtude de os estudos em Análise de Discurso relacionarem a linguagem com a sua exterioridade, dialogando com outras disciplinas das Ciências Humanas e Sociais (Cf. Orlandi, 2002), nesta pesquisa, além do próprio corpus de análise (isto é, as entrevistas com os alunos e os anúncios de empregos de jornal), também fazem parte do aparato analítico estudos das áreas da Educação e da Sociologia que permitem levantar as condições de produção (históricas) dos dados analisados. Da Educação, apresento: 1) tendo por base Ponce (1981), a origem da relação entre o mundo do trabalho e a educação na sociedade dividida em classes; e 2) a partir do trabalho de Filmus et cols (2002), um histórico da relação entre educação e emprego na América Latina. Do campo da Sociologia, partindo, principalmente, das pesquisas de Alves (1999, 2001), pesquisarei sobre a mundialização do capital ("globalização"), o toyotismo (o novo modo capitalista de produção) e o conceito de empregabilidade em sua relação com a educação.

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