ESTRANGEIRO DE SI MESMO

Orientador(a): Terezinha de Jesus Machado Maher

Mestrado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - C14e

O objetivo desta investigação, de base etnográfica, foi fazer um estudo sobre o processo de construção identitária de um professor de espanhol como LE no Brasil. Para desenvolver tal estudo foram gerados dados (gravações de aulas em áudio e vídeo, diários de campo e troca de mensagens eletrônicas entre professor e alunos) durante seis meses em um centro particular de ensino de informática e idiomas na cidade de Campinas - SP. Adotamos a perspectiva pós-estruturalista de Weedon (1982) e Peirce (1995,1997) e procedemos à análise do processo de construção identitária do professor observado considerando, segundo essas autoras: a) a natureza múltipla do sujeito, b) a subjetividade como um lugar de luta e c) a subjetividade como sempre mutável. Partindo do pressuposto de que a identidade do professor é um processo interacional (Britzman, 1986), foram estabelecidas três categorias de análise: a) a relação do professor com a instituição onde ele atuou; b) a relação do professor com o seu objeto de ensino (espanhol como LE) e c) a relação do professor com o material didático por ele utilizado. Quanto aos alunos, pelo fato de interagirem com o professor em quase todos os momentos, seus discursos e ações perpassaram todas essas categorias de análise. Na análise dos dados observamos que o menosprezo ao professor, a imposição do livro didático, a valorização do falante nativo, as precárias condições de trabalho, além de ausência de suporte pedagógico, por parte da escola, afetaram fortemente a construção identitária do professor em foco. Confirmamos, finalmente, as características da subjetividade como um lugar de luta, sempre mutável e a natureza múltipla do sujeito.