Resumo: Apesar de o conceito de efeito retroativo ser bastante corrente na área de avaliação e na Lingüística Aplicada em geral, poucos são os estudos disponíveis até o momento sobre a influência que a avaliação exerce nas percepções, atitudes e motivações de alunos. O objetivo deste estudo é investigar o efeito retroativo das provas de Inglês dos vestibulares (Unicamp, Fuvest e Vunesp) nas percepções, atitudes e motivações dos alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola particular, preenchendo essa lacuna nas pesquisas. Os dados foram coletados através de um questionário respondido por 73 alunos, complementado, através de entrevistas com um grupo de dez alunos que nos ajudaram a aprofundar os dados obtidos até então e observações em sala de aula cuja finalidade foi coletar dados sobre a abordagem de ensino do professor e do envolvimento dos alunos; um questionário respondido pelo professor também foi utilizado. Além de confirmarmos os resultados de estudos anteriores de que o efeito das provas em questão não é determinista, ficou evidenciado que é variável, isto é, aparece com diferentes intensidades, dependendo das características pessoais de cada aluno. Os resultados mostram também que o ensino pode potencializar esse efeito, uma vez que as percepções, as atitudes e as motivações dos alunos são fortemente dependentes do professor e do seu ensino