Resumo

Versão para impressão
ENSINO RENOVADO, AVALIACAO RENOVADA...

LEILA RIBEIRO DE CALDAS

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Mestrado em Linguística Aplicada - 2001

Nro. chamada: T/UNICAMP - C126e


Resumo:
Esta pesquisa, de natureza interpretativista,focaliza o processo avaliativo integrante das ações de ensinar/aprender inglês como língua estrangeira instaurado em classes de ensino fundamental de escolas públicas através de uma proposta de ensino de LE com conteúdos de outras disciplinas. o estudo visa a oferecer contribuições teórico-práticas para as áreas de avaliação, ensino/aprendizagem de LE e formação de professores e norteia-se pelas seguintes perguntas de pesquisa: como avalia um professor que ensina LE (inglês) associada ao ensino/aprendizagemde conteúdos interdisciplinares?Há compatibilidade entre o processo de avaliação instaurado e a abordagem desejada e explicitada em que se baseia a intervenção? O referencial teórico utilizado inclui as contribuições de Widdowson (1978; 1991), Clark (1987) e Almeida Filho (1992; 1993; 2001), principalmente no delineamento da abordagem norteadora do projeto. Para a análise foram consideradas as contribuições de Morrow (1979), Carroll (1980), Canale & Swain (1980), Canale (1983), Wesche (1983), Brown (1994), Scaramucci (1993, 1997 e Luckesi (1996). Os registros foram coletados em áudio e vídeo, notas de campo, através de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, análise dos instrumentosformais de avaliação e dos diários de aulas desenvolvidos pelas professoras intervenientes.A análise ampla discute o processo de construção dos conteúdos interdisciplinares e lingüísticos e as ações avaliativas que o perpassam. Dois instrumentos formais de avaliação foram selecionados para a análise de itens e foco das correçõese atribuiçõesde valor. Os resultados da análise evidenciamindícios de compatibilidadeentre o processo de avaliar e a abordagem norteadora das ações de ensinar/aprender implementadas, embora outras forças interagentes e conflitantes também se manifestem através da análise: a cultura de avaliar das professoras, a cultura de aprender dos alunos e o valor da avaliação na instituição escolar


Palavras-chave: Lingua inglesa - Estudo e ensino , Avaliação , Avaliação - Instrumentos , Ensino , Aprendizagem - Avaliação

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.