Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o ensino de produção escrita em um curso de inglês, examinando as forças que influenciam esse ensino. Mais especificamente, busquei observar se o ensino da escrita em um curso de línguas é decorrente da concepção de escrita do professor e do material didático por ele utilizado, ou se tal ensino é influenciado pela concepção de linguagem presente na avaliação, que seriam provas finais da própria escola e exames de proficiência em língua inglesa. Apesar de os resultados revelarem que o exame de proficiência (CAE) e a prova final do curso que serviu de contexto para a presente pesquisa apresentam uma concepção inovadora de linguagem escrita, o efeito retroativo exercido por esse exame e pela prova final no ensino no contexto investigado é pequeno, refletindo apenas seu conteúdo em si, ou seja, a escrita. Em outras palavras, tanto pela estrutura do material didático utilizado, como pelas respostas dos professores aos questionários e durante as entrevistas, bem como pela observação de aulas, foi possível observar uma visão de escrita diferente daquelas que fundamentam o exame e a prova final. Para os professores do contexto pesquisado, a escrita é vista como habilidade auxiliar, que reforça a aprendizagem das outras
Palavras-chave: Escrita , Avaliação , Ensino