Resumo

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HISTORIAS DE LEITURA DE PROFESSORES: A CONVIVENCIA ENTRE...

GLAUCIA MARIA PIATO TARDELLI

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2003

Nro. chamada: T/UNICAMP - T172h


Resumo:
Nessa pesquisa, busco entender a relação que a concepção canônica de leitura estabelece com outras concepções e representações de leitura - firmadas a partir da interação com diferentes suportes escritos e maneiras de ler -, ao longo da história de vida de um grupo de professoras de Língua Portuguesa. Considerando-se que os professores de Língua Portuguesa não são leitores comuns, mas especializados, no decorrer das suas trajetórias de formação, estes acabam por assumir dois diferentes papéis em relação à leitura: o de objeto de pressão do cânone, quando ingressam na escola, e de sujeitos de pressão do cânone, quando passam a lecionar e a se instituírem enquanto legitimadores da leitura de seus alunos Nesse impasse, de acordo com as orientações metodológicas oferecidas pela história oral, a realização de uma coleta de relatos orais de vida, que visava recuperar o papel instituído pelo cânone literário durante o processo de formação do professor-leitor, permitiu que se constituísse um corpus de estudo que foi confrontado com outros relatos orais do mesmo grupo de sujeitos dessa pesquisa, obtidos por ocasião da realização do meu curso de mestrado. Comparando as descrições das práticas de leitura realizadas no decorrer das trajetórias de vida das professoras investigadas, foi possível identificar, dentre uma diversidade de textos e modos de ler (revista, jornal, antologias, romances, livros didáticos, etc), que a relação com o cânone literário se estabelece por duas vias: pelo compartilhamento das representações de leitura difundidas em nossa sociedade letrada e pela escola, principal espaço de imposição e legitimação desse tipo de visão da leitura. Ao longo do tempo, uma vez que as representações de leitura vão se alterando de acordo com as mudanças de preferências e gosto advindas das diferentes interações vividas com pessoas e textos, o contato com o cânone literário estabelece-se, na história de formação e trabalho dessas professoras, como mais um dentre os outros com os quais se convive: o cânone da família, o cânone difundido pelo pai, o cânone da escola, o cânone da proposta curricular adotada, enfim uma série de cânones de leitura.

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