Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a inclusão dos gêneros jomalísticos nos livros didáticos de 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental recomendados pelo MEC no Programa Nacional do Livro Didático de 1999 (pNLD/99) e responder as seguintes questões: 1) Qual a forma de apresentação dos gêneros da mídia impressa no livro didático? 2) Que tipos de atividades didáticas estão sendo propostas para os textos de gêneros da mídia impressa? 3) Que implicaçõestais atividades podem trazer para o ensino de leitura? Como fundamentação teórica, segui a perspectiva sócio- interacionista (Bronckart, J-P; Dolz, J. e Schneuwly, B.) que retoma a concepção de gênero de Bakhtin, dando a esta um lugar de destaque nas relações sociais e, principalmente,na área de ensino de língua. A nossa análise nos permitiu constatar que os gêneros da mídia aparecem no LD como o segundo grupo de gêneros mais usados. Contudo, aparecem retextualizados e nas atividades em que eles são usados, não é o gênero que é explorado. Nas atividades de leitura, compreensão e interpretação e também nas de Produção de textos, trabalha-se o tema, havendo também um pouco de exploração da estrutura quando se trata da notícia; no Estudo de tópicos gramaticais, os textos são substitutos para as antigas frases de escritores nos exercícios de gramática tradicional, havendo, em alguns poucos momentos, exploração de mecanismos de textualização que não são relacionados ao gênero em que aparecem
Palavras-chave: Livros didaticos , Imprensa , Leitura