Resumo

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CONSTRUCAO SOCIAL DAS COMPETENCIAS ...

EDCLEIA APARECIDA BASSO

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Doutorado em Linguística Aplicada - 2001

Nro. chamada: T/UNICAMP - B295c


Resumo:
Esta tese teve por objetivo compor, discutir e analisar o perfil do profissional de Letras, conseguido através de pesquisas com o ingressante do curso, com o aluno-professor concluinte do último ano e com o professor em serviço na Rede Pública, confrontando-os com as necessidades sentidas pelo próprio professor no momento de sua prática pedagógica, e com os resultados advindos da aplicação de um teste de língua inglesa (TET: Test for English Teachers) junto aos sujeitos envolvidos na presente investigação. A pesquisa foi de base qualitativa, de cunho interpretativo (Erickson, 1982, 1986, 1992), uma vez que utilizamos alguns dados quantitativos advindos de questionários para ilustrar e oferecer novas possibilidades de comparação, bem como usamos instrumentos qualitativos como observação, diários reflexivos e entrevistas. Os dados encontrados revelaram que os anos de graduação pouco têm colaborado para melhorar as competências em Língua Estrangeira do futuro professor que deixa a universidade com resultados pouco acima daqueles encontrados com os ingressantes e muito próximos ao que já atuam na Rede Pública. As maiores dificuldades concentram-se na capacidade de uso da nova língua - Competência Comunicativa - e à falta de equacionamento entre prática de sala de aula e a teoria vista no curso. Os problemas são atribuídos em sua maioria à Direção/Departamento de Letras, ao quadro não qualificado de docentes atuantes no curso e aos próprios alunos que não assumem um compromisso sério com sua formação. Os dados, aliados à fundamentação teórica advinda de estudos e pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, mas, sobretudo, aqueles feitos na Lingüística Aplicada, na Sociolingüística, na Psicologia do Desenvolvimento, na Psicologia Cognitiva, na Psicolingüística e na Lingüística, levaram-nos à proposição de uma equação de competências, composta por duas macro-competências - a Competência Discursiva e a Competência Profissional que, se buscadas, parecem-nos ter potencial para promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e profissional dos futuros e dos já professores de LE, levando-os a um desenvolvimento efetivo quando no exercício de sua profissão. Buscamos ainda por alternativas que tentam minimizar a disparidade entre o que se faz e o que se diz fazer durante a graduação em Letras, e, entre o real e ideal, construir juntos o profissional e o educador que a sociedade precisa e quer, através de propostas de mudanças nos três eixos fundamentais: universidade/departamento/coordenação, professores-formadores do curso e alunos

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