Resumo

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IMAGINARIO DA CRIANCA NO DISCURSO JOR..

ERIKA DE MORAES

Orientador(a): Sírio Possenti

Mestrado em Linguística - 2002

Nro. chamada: T/UNICAMP - M791i


Resumo:
O presente estudo faz uma análise lingüístico-discursiva de uma publicação voltada para crianças, a revista Veja Kid+, a partir de um ponto de vista fundamentado nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso Francesa (AD). Objetiva-se investigar como a figura da criança é construída em uma publicação jornalística dirigida ao público infantil e quais os recursos lingüístico-discursivos utilizados para esse fim. Buscase a resposta na análise da linguagem, dos temas veiculados, investigando os diversos mecanismos de construção da imagem de criança que a revista projeta. Considera-se o discurso tal como concebido por Maingueneau (1984), a partir de Foucault: "uma dispersão de textos cujo modo de inscrição histórica permite defini-lo como um espaço de regularidades enunciativas". Em outras palavras, situar-se historicamente num lugar permite dizer certas coisas e não dizer outras, já que as regras impõem restrições ao dizer. As análises permitem que se confirme a seguinte hipótese: a revista Veja Kid+, embora apresente-se de um modo aparentemente inovador, conserva, na verdade, uma visão redutora de criança, no sentido de pressupor capacidade intelectual limitada do público a que se destina. Tal hipótese pode ser comprovada pela "simplificação" da linguagem, na própria forma material do texto, e pelo caráter redutor do tratamento dado aos temas abordados, cujo(s) discurso(s) perpetua(m) pontos de vista culturalmente estabelecidos e ideologias vigentes, apesar da existência de alguns avanços sociais. Exemplos de frases elaboradas por crianças e publicadas em seções de participação de leitores mostram que, provavelmente, a revista poderia apostar mais alto no uso que faz da linguagem. Os sujeitos-leitores-crianças são capazes de fazer certos jogos com a linguagem e com as significações possíveis. A análise das "vozes sociais" presentes no(s) discurso(s) da revista Veja Kid+ possibilita perceber uma visão de criança, socialmente construída, ainda preponderante na sociedade dos dias atuais. Realizamos o trabalho de reconstituição dessa imagem com base na análise da linguagem e dos "processos discursivos/ideológicos" desenvolvidos sobre a base lingüística (cf Courtine: 1981). Procuramos descobrir a relação (ou o conflito) entre imagens heterogêneas: a visão de criança a partir do ideal de consumo; a partir de seus supostos interesses; a partir da linguagem.


Palavras-chave: Analise do discurso , Crianças , Imprensa , Imaginario

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