Resumo

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REPRESENTACOES DE LINGUA MATERNA ...

CLAUDETE MORENO GHIRALDELO

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2002

Nro. chamada: T/UNICAMP - G345r


Resumo:
O objetivo desta tese é o estudo das representações do português do Brasil, tomado em três instâncias, não hierárquicas, que se entrecruzam e se constituem: língua oficial, nacional e materna. Essas representações são construídas em discursos sobre a língua, produzidos por enunciadores brasileiros, concebidos como sujeitos sócio-históricos, perpassados pelo inconsciente e pela ideologia. O corpus da pesquisa é constituído por entrevistas semi-estruturadas, gravadas em áudio, de doze enunciadores escolarizados e de três não escolarizados, todos adultos e oriundos do Estado de São Paulo. Os escolarizados são professores de Português (língua materna) e de Inglês e Francês (línguas estrangeiras), cientistas da computação, que têm o português como objeto de trabalho, e profissionais com ensino médio completo; os não escolarizados atuam em diferentes profissões. Nos discursos sobre a língua, esses enunciadores assumem determinadas posições enunciativas, que revelam representações da língua tomada nas três instâncias. Essas representações são construídas pelas representações da língua do outro, desdobrada no português do Brasil, no português dos outros países lusófonos e nas línguas estrangeiras. Ao tecer representações para a língua portuguesa - representações que poderão ser mais visíveis enquanto língua materna ou nacional ou oficial - o enunciador desliza das representações da língua do outro para as representações da sua própria posição social e da posição social do outro. Na superfície lingüística, as representações são construídas por meio da comparação entre línguas; no discurso relatado; nas não-coincidências do dizer, incluindo entre elas a repetição de palavras, expressões e frases, que, devido à intensa reiteração, configura a singularidade enunciativa dos enunciadores. As representações revelam-se constituídas por relações complexas que incluem saberes escolares, atravessados e constituídos pelos discursos sobre a história do Brasil e a formação da sociedade brasileira, além de discursos que estão na ordem do dia, como os atravessados pela ideologia da globalização.


Palavras-chave: Lingua materna - Estudo e ensino , Lingua portuguesa , Subjetividade , Analise do discurso , Identidade

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