Resumo

Versão para impressão
TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE ESTRUTURAS ..

ROSA MARIA DE SOUZA BRASIL

Orientador(a): Sylvia Bueno Terzi

Doutorado em Linguística Aplicada - 2002

Nro. chamada: T/UNICAMP - B736t


Resumo:
Através de observação na prática pedagógica e de pesquisa exploratória, verificou-se que os alunos, no ensino médio, apresentavam grandes dificuldades em compreender textos argumentativos, especificamente artigos jomalísticos, cujas estruturas não correspondiam à organização textual padronizada pela escola: introdução (tema e tese) - desenvolvimento (argumentação) - conclusão (retomada da tese). Com o propósito de identificar os fatores condicionantes dessas dificuldades, desenvolveu-se uma intervenção pedagógica que seguiu as etapas metodológicas: aplicação de questionário, "ciclos de leitura" (teste escrito individual e discussão sobre 11 artigos jomalísticos em estrut ura padrão ou não) e "aulas de leitura" (foco na compreensão de textos argumentativos de gêneros variados). Com finalidade didática, foram especificadas categorias estabelecidas de forma muito ampla na superestrutura argumentativa tomada como base. Assim, de acordo com suas funções no texto, foram consideradas a Tese Aparente, seus Argumentos e Contra-Argumentos (opcionais), a Tese Global, seus Argumentos (formados de Dados e Subteses) e possíveis Contra-Argumentos, ArgumentoNarraçãolDescrição e Argumento Sedução. No início da intervenção realizada, observou-se que os alunos não só apresentavam dificuldades de compreensão de artigos jomalísticos em estruturas não-padrão, mas que não se caracterizavam leitores proficientes de textos argumentativos, independente de gênero ou estrutura textual. No decorrer das aulas de leitura e de discussão coletiva, entretanto, os alunos foram redimensionando a concepção de linguagem e de leitura que apresentavam, dando início a um processo de reconhecimento de texto como unidade de sentido, envolvido por fatores formais, semânticos e pragmáticos. Com o auxílio das categorias estruturais definidas, foram apresentando cada vez menos dificuldades de compreensão, chegando ao último ciclo como leitores proficientes

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.