Resumo: Este trabalho propõe uma leitura dos romances Estorvo e Benjamim, de Chico Buarque de Holanda, a partir de determinados eixos teóricos e temáticos. O delineamento desses eixos conduz inicialmente a uma tentativa de compreensão dos problemas relativos à gênese e às relações da forma romanescacom o mundo, numa perspectiva que passa pela investigação da dialética entre arte e sociedade mas também de dimensões mais profundas - por assim dizer, "arquetípicas" e "ritualísticas", ou aquelas a que chamamos "dimensões musicais" - da representação literária. Nesse sentido,discutimos o papel que as imagens do inferno e do sonho assumemna constituição do romance moderno, para, em seguida, recolocar essas questões no contexto do "desenvolvimento periférico" brasileiro, onde o problema da representação e do sentimento da natureza se torna um dos temas centrais. Finalmente, detemo-nos sobre as obras de Chico Buarque, onde, além do feixe de questões armadas ao longo desse percurso, ganha ênfase a discussão sobre os horizontes da práxis artística no contexto do dito "mundo pós-moderno".
Palavras-chave: Literatura brasileira, Literatura e sociedade , Musica e literatura