CARACTERISTICAS DA INTERACAO EM ..

ANA CECILIA COSSI BIZON

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Mestrado em Linguística Aplicada - 1994

Nro. chamada: T/UNICAMP - B553c

Esta pesquisa focaliza as características da interação construída em sala de aula em duas situações de ensino de português-Língua Estrangeira. Pesquisas anteriores como as de Colín Rodea (1990) e Fontão (1991) demonstraram haver problemas de interação no processo de ensino-aprendizagem nesse contexto que privilegiava trocas por meio de modelos mecanizados de repetição ou substituição de estruturas da língua, reduzindo oportunidades de interações mais desafiadoras e menos previsíveis pará o aprendiz. Considerando tal constatação, decidiu-se pela realização não somente de uma pesquisa analítico-descritiva da sala de aula, mas também de uma pesquisa interventiva com a utilização de uma abordagem de ensino específica - a saber, uma abordagem de ensino interdisciplinar - que fosse potencialmente capaz de ensejar interações diferenciadas das anteriormente verificadas em sala de aula. Assim, dois estilos de pesquisa etnográfica foram realizados: uma pesquisa interacional diagnóstica analítico-descritiva de uma situação tipica de ensino de Português-Língua Estrangeira (que chamamos de situação de ensino regular) e uma pesquisa interacional interventiva (situação de ensino interventivo) nesse mesmo contexto. Os registros para este estudo foram coletados em cursos de Português para Estrangeiros (PE) de uma universidade pública brasileira na região sudeste. Dois grupos foram considerados - um grupo de Português para alunos não falantes de espanhol e um grupo de Português para os falantes de espanhol. Os dados primários referem-se ao grupo de não falantes de espanhol. De oito horas de aula semanais duas foram concedidas para a pesquisa de intervenção onde a pesquisadora atuou como professora interveniente no processo de ensino-aprendizagem utilizando uma abordagem de ensino interdisciplinar com características específicas. O foco do estudo é caracterizar comparativamente os tipos de interação construídos em sala de aula em cada um dos contextos considerados, atentando para as estruturas de participação tanto dos professores quanto dos alunos. Para tanto, as abordagens de ensino assumidas explicitamente, ou não, na operacionalização do processo de ensino-aprendizagem pelo professor também são consideradas. O referencial teórico que traz uma reflexão sobre os diversos tipos de estruturas de participação detectados tanto em contextos de ensino ditos regulares quanto em contextos interventivos, é retomado na análise dos dados de forma critica e, muitas vezes, ampliada. As noções de "engajamento" e "comprometimento" interativo mereceram destaque, uma vez que um dos objetivos da pesquisa interventiva era poder implementar um tipo de ensino que levasse os aprendizes a participar da construção dos conhecimentos na L-alvo de forma diferenciada assumindo responsabilidades e comprometendo-se com o processo de aprendizagem na negociação. Da análise dos dados pôde-se depreender que momentos de engajamento e comprometimento (e não engajamento e não comprometimento) do aprendiz nas interações em sala de aula ocorrem nos dois contextos de ensino pesquisados - o regular e o interventivo - dependendo principalmente da tarefa proposta pelo professor e do seu modo de controle dos eventos interativos. No entanto, os momentos de engajamento/ comprometimento mostraram-se mais freqüentes no contexto de ensino interventivo. A análise dos dados evidenciou ainda uma série de estruturas de participação, além daquelas apontadas na literatura resenhada. Tendo feito o levantamento e a reflexão sobre as estruturas de participação mais freqüentes em cada contexto pesquisado, procurou-se associá-las às características de engajamento/c omprometimento e pouco engajamento/comprometimento dos apendizes nos eventos interativos e na construção dos conhecimentos em sala de aula. Foram ainda considerados os procedimentos metodológicos associados ao engajamento/comprometimento e pouco-engajamento/comprometimento dos aprendizes.s de LE. Espera-se que esses professores - principalmente os de PE - encontrem, neste trabalho, elementos para a reflexão da propria prática, conhecendo, assim um pouco mais sobre a complexidade das alterações de sala de aula.

Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros; Ambiente de sala de aula; Etnologia - Pesquisa