Resumo

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PAPEL DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ...

SANDRA MARIA COELHO MOSER

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Mestrado em Linguística Aplicada - 1995

Nro. chamada: T/UNICAMP - M853p


Resumo:
Os professores de LE (Inglês) têm convivido há muito tempo com a desmotivação, falta de interesse e atitudes negativas de seus alunos para com a aprendizagem de inglês nas escolas públicas. Parece que há um descompasso entre o que os alunos desejam e almejam nessa disciplina e o que eles estão auferindo com o trabalho em sala de aula. Como só a prática viva pode indicar os caminhos de uma mudança nesse quadro, fez-se necessária então a realização de uma pesquisa-ação interventiva que buscasse produzir processos diferenciados de ensino/aprendizagem de inglês na escola pública. Essa pesquisa foi realizada em três etapas: Na 1ª etapa, através de uma pesquisa-ação, nosso objetivo foi criar uma pré-disposição (energização) nos alunos de 4ª série de uma escola pública (atuando no processo de sedução). Na 2ª etapa, através de uma pesquisa interventiva na 5ª série, nosso objetivo foi oferecer um tratamento especial dentro da abordagem comunicativa, capaz de reverter o quadro crítico atual quanto ao desempenho dos alunos com baixo índice de motivação e atitudes negativas e quanto ao desempenho do professor em sala de aula e já observando quais os fatores da motivação que mais influenciaram os alunos na sala de aula. Na 3ª etapa, através de uma pesquisa analítico-descritiva, nosso objetivo foi observar esses alunos na 6ª série e verificar se houve implantação de novas sistemáticas de atuação dos sujeitos, mudanças na situação existente em sala de aula, estabilidade na construção do processo de aprender devido a situações experienciadas nas séries anteriores e se a "energização" trabalhada sofreu influências ou se manteve. O papel da afetividade (motivação) nesse contexto específico de ensino/aprendizagem mostrou-se relevante uma vez que os dados podem trazer implicações importantes para o professor de LE e sua prática em sala de aula e para uma tomada de consciência do valor motivacional de alguns procedimentos básicos nesse ambiente. Essa pesquisa mostra que os professores, compreendendo melhor os motivos que levam seus alunos ao sucesso, insucesso e suas combinações, colherão frutos benéficos, juntamente com seus alunos no ambiente de sala de aula e poderá tornar o processo ensino/aprendizagem mais estimulante, interessante e eficiente. Buscamos também nessa pesquisa estabelecer quais os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de um processo mais eficaz de aquisição de LE. Usou-se como referencial teórico nessa pesquisa as teorias de aquisição, destacando a teoria de Krashen; pesquisa sobre processo ensino/aprendizagem (mudanças de paradigma); e os estudos sobre motivação dos alunos em âmbito nacional e internacional no ensino de LE e L2. Nessa pesquisa os fatores metodológicos, lingüísticos e sócio-ambientais foram os fatores que influenciaram negativamente a motivação dos alunos na 6ª série, mas em contrapartida foram os que mais estimularam os alunos nas 4ª e 5ª séries, comprovando que dada uma atenção especial às aulas de LE nas escolas públicas, produzindo processos diferenciados de ensinar/aprender LE é capaz de reverter esse quadro crítico. Salientou também a importância do papel do professor como influenciador da afetividade e desempenho do aluno em aprender uma língua estrangeira. A energização trabalhada na pesquisa-ação e interventiva não se manteve e houve um recuo no processo de aprendizagem. Mas apesar de estarem desmotivados na 6ª série, o trabalho de energização fez com que esses alunos não perdessem a esperança e mostrassem uma expectativa positiva para as aulas na 7ª série.

Palavras-chave: Motivação na educação; Rendimento escolar - Lingua inglesa; Ensino - Lingua inglesa

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