CULTURA DE APRENDER UMA LING.ESTRANG..

CLAUDIA RIBEIRO DE PADUA GARCIA

Orientador(a): Marilda do Couto Cavalcanti

Mestrado em Linguística Aplicada - 1999

Nro. chamada: T/UNICAMP - G165c

Este trabalho focaliza as concepções do aprendiz em relação à aprendizagem de língua estrangeira (doravante LE) e procura responder a seguinte pergunta de pesquisa:como alunos de sexta série pública manifestam sua cultura de aprender em sala de aula que se propõe interdisciplinar? Visa a uma reflexão e interpretação de aspectos relativos à cultura de aprender uma LEe objetiva ainda contribuir para a (auto-)formação e atualização dos professores de línguas. O arcabouço teórico considera contribuições da Etnografia Educacional (Feiman-Nemser e Floden, 1986; Erickson, 1986; Philips, 1972; 1998), Antropologia (Geertz, 1973, 1978; Malinowski,1961;),Sociologia(Bourdieu, 1987,1991}e Lingüística Aplicada (Widdowson,1978, 1991; Almeida Filho, 1993). Os registros desta pesquisa, de base etnográfica, foram,coletados em áudio e vídeo, notas de campo, relatos informais,entrevistas e questionário. A análise ampla interpreta e discute as maneiras de falar, agir e pensar dos,alunos, contemplando a estruturação e a organização das aulas interdisciplinares mencionadas,e as estruturas de participação identificadas. Uma aula de revisão foi selecionada para a análise dos dados, tendo em vista sua estruturação atípica e participação ativa dos alunos. Os resultados da análise dos dados evidenciam que o conhecimento intuitivo dos alunos ,interfere na sua atuação no processo de ensino /aprendizagem e é influenciado pelas crenças e pelos valores dos seus interactantes familiares. Considera-se, por fim, uso de LE nas aulas e a importância de se trabalhar a cultura de aprender dos alunos, a partir dos professores, por meio de reflexão, entre outros aspectos.

Palavras-chave: Cultura , Aprendizagem , Lingua inglesa - Estudo e ensino , Etnologia