REFACAO COMO ACAO PEDAGOGICA

Orientador(a): Lucia Kopschitz Bastos

Mestrado em Linguística Aplicada - 2001

Nro. chamada: T/UNICAMP - AL64r

Partindo de uma concepção de linguagem como forma de interação entre sujeitos interlocutores, objetivo investigar nesta dissertação o papel do outro no processo de refacção de texto. Para efetivar tal investigação, selecionei quatorze sujeitos de uma sa série, de uma escola estadual que já haviam sido meus alunos durante dois anos e procedi à coleta de dados, no decorrer de dois meses gravando em áudio todos os passos de produção e refacção dos textos. Após esses passos metodológicos, passei à descrição e à análise dos dados direcionando-me por duas correntes teóricas básicas que consideram a produção escrita como um processo de construção de sentidos entre sujeitos interlocutores: o sócio-interacionismo de Vygotsky e o dialogismo de Bakhtin. Observei que a interação com o outro constituiu-se tanto em uma forma de apoio para solucionar os problemas percebidos durante o processo de refacção quanto em um momento em que os sujeitos desta pesquisa reescreviam seus textos e o do colega direcionados pelo entrecruzamento de vozes que foram ouvidas durante os momentos de interação. Os resultados permitem observar que, se a prática escolar com a produção escrita for direcionada peja concepção de linguagem acima mencionada, poderá constituir-se em um possível caminho para a superação da crise por que passa, ainda, o processo de ensino/aprendizagem da língua escrita padrão.

Palavras-chave: Escrita; Analise de interação em educação; Aprendizagem perceptiva; Diálogo