Resumo: Norteado por uma concepção de leitura como um processo de construção de sentido, este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o papel do conhecimento de mundo e da experiência vivencial na construção de sentido na leitura de dois grupos de alunos iniciantes (Sa série) do ensino fundamental em duas escolas, sendo uma particular e outra pública. Os dados foram obtidos durante as atividades de leitura realizadas em sala de aula e através das entrevistas que visavam a caracterizar os grupos focalizados, além de observar os fatores que poderiam interferir no processo de construção de sentidos na leitura. Posteriormente, procedi à análise dos dados na qual pude perceber modos diferenciados de construir sentido na leitura de um mesmo texto, de um lado alunos com experiência em leitura, por outro lado, alunos com experiência vivencial sobre o conteúdo temático abordado pelo texto. Os resultados permitem concluir que o conhecimento de mundo e a experiência vivencial ampliam a competência em leitura, mesmo em sujeitos que não tenham contato constante com texto escrito. Entretanto, na escola as práticas de leitura são homogeneizadas e distanciadas da realidade social do aluno, principalmente daquele aluno oriundo de lares de famílias de classe baixa, e a resistência por parte de alguns professores de não aproveitar a criatividade de seus alunos que advém de suas histórias, de suas experiências acaba por não formar alunos-leitores, na realidade forma decodificadores. Dessa forma, os resultados desta pesquisa evidenciam a importância de se utilizar nas práticas de leitura em sala de aula textos ligados às atividades discursivas e as práticas sociais dos alunos com o objetivo de propiciar a formação do aluno-leitor