Resumo

Versão para impressão
CONSTRUCAO DOS CONCEITOS DE TEXTOS ..

EDMILSON LUIZ RAFAEL

Orientador(a): Inês Signorini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2001

Nro. chamada: T/UNICAMP - R121c


Resumo:
O objetivo geral deste trabalho é estudar o processo de construção dos conceitos de texto e de coesão textual num percurso que se inicia na Lingüística Textual (LT), passa por obras de divulgação da LT e vai até a sala de aula. Especificamente, observamos como estagiários e professores egressos de um curso de Letras de uma universidade pública do interior do Estado da Paraíba estavam em suas aulas construindo esses conceitos. Para isso, analisamos duas obras de divulgação lidas pelos informantes durante seus cursos de formação e doze horas/aula de análise lingüística de estagiários do curso de Letras e professoras das redes pública e privada da cidade de Campina Grande-PB. Entendemos que em cada uma das instâncias (a LT, a divulgação e a sala de aula) ocorre produção de saberes sobre língua/liguagem, atendendo a interesses e objetivos específicos. Quanto à sala de aula, entendemos tratar-se de uma situação de produção de saber em que ocorre uma transposição didática de conhecimentos advindos dessas instâncias, mas também, da gramática tradicional, dos manuais didáticos e da tradição escolar. Observamos que os estagiários e as professoras mobilizam, em suas aulas, diferentes conhecimentos através, sobretudo, dos recursos de exemplificação e de referência a nomenclaturas e noções teóricas. Essa mobilização gera dois efeitos de transposição didática: a solidarização e a sobreposição. Nas aulas dos estagiários, verificamos uma incidência maior de sobreposições, enquanto nas aulas das professoras, uma incidência maior de solidarizações. Isso porque o processo de contrução de conceitos pelos estagiários se apresenta como mais homogêneo em relação aos conhecimentos mobilizados, enquanto nas aulas das professoras se apresenta como mais heterogêneo

Palavras-chave: Lingua - Estudo e ensino , Lingua materna , Linguistica aplicada , Didatica

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.