PROCESSOS DE RETEXTUALIZACAO E ENSINO..

COSME BATISTA DOS SANTOS

Orientador(a): Inês Signorini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2001

Nro. chamada: T/UNICAMP - Sa59p

Este trabalho investiga, numa escola pública do semi-árido baiano, os processos de retextualização utilizados por alunos de 58 e 78 séries para transformar uma narrativa oral em uma narrativa escrita e, ainda, a relação entre esses processos e as práticas de ensino de língua materna privilegiadas nas respectivas séries cursadas por esses alunos. Para desenvolver o estudo, levantamos, inicialmente, a hipótese de que as narrativas escritas, resultantes da retextualização, deveriam variar em função da modalidade, considerando a especificidade da escrita em relação à fala, principalmente na sua forma de representação, e em função do interlocutor, considerando a necessidade de explicitação de determinados aspectos do texto falado, visando um leitor genérico e distanciado da situação imediata de produçãolrecepção. No entanto, após a realização da experiência com alunos de 58 e 78 dos turnos matutino e noturno, constatamos que as mudanças realizadas por esses alunos variaram de uma série a outra e, em algumas situações, de um turno a outro. Comparando os resultados obtidos nas duas séries, constatamos que os alunos das séries mais elevadas demonstraram mais habilidades na seleção dos processos de retextualização. Além disso, comparando os resultados obtidos nos dois turnos, constatamos que determinadas mudanças foram realizadas mais adequadamente e com mais freqüência pelos alunos do turno matutino. Esse fato nos levou a investigar e a concluir que a configuração dos processos de retextualização utilizados pelos alunos variou não só em função dos aspectos situacionais ligados à modalidade e à interlocução, mas também em função de variáveis ligadas a escolarização, tais como: a) a mudança de série e b) as práticas escolares de ensino de língua materna privilegiadas em cada série e turno.

Palavras-chave: Lingua materna - Estudo e ensino , Educação , Lingua portuguesa - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau)