Resumo: Este texto tem como proposta discutir os processos interativos em aulas de leitura e encenações de peças shakespeareanas em EscolasMunicipaisna periferia de Belo Horizonte. o projeto de teatro em questão tinha como principal objetivo o diálogo de linguagens e culturas e a busca de uma prática educacional inovadora, conscientizadorae polifônica. Com base nas reflexõesda Pedagogia Crítica sobre o conceito de voz e sobre o impulso emancipatório e as instâncias de resistência cultural das classes marginalizadas, tentamos salientar as compatibilidades desta teoria com as concepções bakhtinianas de linguagem, de sujeito híbrido,de ética e de camavalização. Notamos em nossos dados a conquista gradual da polifonia envolta a atitudes conflitantes e contraditórias. Estas atitudes marcaram, portanto, a hibridez constitutiva dos sujeitos presentes nos processos de interação. Enfatizando a importância da auto-reflexão da prática pedagógica do professor, notamos a relevância do debate de questões ideológicasem sala de aula, um espaço onde o sujeito se constitui e é constituido pelo outro.
Palavras-chave: Leitura - Estudo e ensino , Analise do discurso , Carnaval