Resumo

Versão para impressão
ACIMA DO PARALELO 13: UMA DISCURSIVIDADE EM QUESTÃO

TANIA PITOMBO-OLIVEIRA

Orientador(a): Suzy Maria Lagazzi Rodrigues

Mestrado em Linguística - 2000

Nro. chamada: T/UNICAMP - P683a


Resumo:
Nesta minha reflexão, que se inscreve na perspectiva teórica da Análise do Discurso fundada nos trabalhos de Michel Pêcheux, tenho como objeto de investigação "o discurso dos habitantes da faixa de transição de floresta aberta para densa ou pré-amazônia" no confronto com o discurso governamental.
Através desta análise pretendo compreender relações político-jurídico-ambientais e econômicas postas por esses discursos da região do Estado de Mato Grosso, no que diz respeito à oposição desmatar/preservar.
Focalizo a cidade de Sinop, pólo regional, como referência para as entrevistas realizadas com diferentes integrantes da comunidade. A análise do material constituído também por recortes retirados da revista Produtor Rural, jornal Gazeta Regional de Sinop e da Declaração da Amazônia produziu recortes específicos em que a prática discursiva dos habitantes da região pela referência à injustica e interdição ao desenvolvimento decorrentes do discurso jurídico-preservacionista governamental de restrições acima do paralelo 13º, fronteira que inclui esta região em discurso de preservação da Amazônia.
Tendo em vista a oposição entre "aqueles que podem" e "aqueles que não podem", o componente de maior alcance das condições de produção e que norteou as entrevistas foi a Medida Provisória nº1511/96, que normatiza a obrigatoriedade da reserva legal nas propriedades acima do paralelo 13º em 80% de mata ao contrário do "resto" do País" em que a reserva legal obrigatória é de 20%.
No dizer sobre o impacto das medidas jurídicas, sanções e punições fiscais que incidem sobre a região fica atestado pelos habitantes que essas medidas não lhes são devidas. Na busca da compreensão do funcionamento dos discursos em que pauta, trabalho os sentidos de 'desenvolvimento', e de 'integrar' na relação presente/passado, assim como os significados da fronteira posta pelo paralelo 13º.

Palavras-chave: Amazônia Legal; faixa de transição; paralelo 13º; desenvolvimento; aquele que não pode; fronteira discursiva.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.