Resumo

Versão para impressão
PRATICA DE LEITURA LITERARIA NO CURSO..

REGINA LUCIA DA SILVA NASCIMENTO

Orientador(a): Inês Signorini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2001

Nro. chamada: T/UNICAMP - N17p


Resumo:
Esta dissertação objetiva refletir sobre o ensino de leitura literária realizado no âmbito do Curso de Letras da Universidade Federal do Amapá, mediante um estudo de base etnográfica. O foco desta pesquisa foi definido a partir da minha experiência de ensino, na qual constatei que, apesar da forte influência do discurso do professor e do especialista no desempenho do graduando de Letras, ele é capaz de construir um sentido mais pessoal para a sua leitura. A base empírica dessa reflexão envolveu a criação de um cenário de pesquisa através de uma proposta de intervenção, em sala de aula de Literatura Brasileira, visando oferecer momentos de leitura de textos de Clarice Lispector seguidos de discussão, a fim de observar como ocorre a construção de sentido durante a interação leitor/texto; leitor/leitor. A análise dos dados foi guiada pelas noções teóricas que envolvem texto, leitura e interação, fomecidas, principalmente, pela Literatura e pela Lingüística Aplicada. Um dos resultados da análise revelou que a interação em sala de aula, mesmo num curto período de tempo, permitiu que o aluno se manifestasse mais livremente e, assim pudesse ir além do processo de decodificação e repetição pura e simples do manual, ainda muito presente na aula de leitura. Nesse sentido, este trabalho propõe reflexões acerca do ensino de Literatura Brasileira em outros níveis de ensino.

Palavras-chave: Leitura , Textos

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.