PRODUCAO DE TEXTO DISSERTATIVO POR ALUNOS DE 3o. GRAU, A

Orientador(a): Maria Cecilia Perroni

Mestrado em Linguística - 2000

Nro. chamada: T/UNICAMP - M856p

Este é um estudo sobre a produção do texto dissertativo na modalidade escrita por alunos do terceiro grau (faixa etária de adultos). Pelo que se tem notícia, trata-se de tema pouco investigado, tendo os estudiosos da área da aquisição da linguagem escrita, em sua grande maioria, centrado seus estudos nas fases iniciais da aquisição, que em geral coincide com o início da escolaridade. Foram analisados no total 97 textos de alunos do primeiro e do oitavo semestres do Curso de Pedagogia da FESIUNEB em Serrinha, Bahia, com o objetivo de identificar e analisar os recursos lingüísticos mais freqüentemente usados por esses alunos universitários para obter os efeitos de atemporalidade, de generalidade de sujeito e de generalidade de objeto, os quais constituem aspectos fundamentais do texto dissertativo. Este trabalho se propõe também a identificar e analisar alguns dos problemas daqueles textos, relativos aos fatores de coesão e de coerência. Os resultados a que chegamos apontanl que esses alunos de fato dominam a habilidade de produzir textos dissertativos escritos, do ponto de vista fonnal, sendo as dificuldades encontradas relativas ao uso dos recursos lingüísticos de estabelecimento de coesão e de coerência ao texto. A pesquisa apresenta resultados que julgamos relevantes sobre os aspectos fonnais de enunciados usados por alunos universitários ao produzirem textos dissertativos. Espera-se assim contribuir para o desenvolvimento da área de Aquisição da Linguagem, em especial, da aquisição da escrita, em nosso país.

Palavras-chave: Linguistica , Escrita