Resumo

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CONSTRUCAO DO CANONE CRITICO SOBRE FERNANDO PESSOA:..., A

CAIO MARCIO POLETTI LUI GAGLIARDI

Orientador(a): Paulo Elias Allane Franchetti

Mestrado em Teoria e História Literária - 2000

Nro. chamada: T/UNICAMP - G121c


Resumo:
É comum à crítica contemporânea sobre Fernando Pessoa assumir perspectivas e optar por mecanismos de análise que reportam inadvertidamente algumas dominantes críticas típicas da tradição que a precede. Devido à ausência de um estudo que objetive a dilucidação de seus mecanismos de apropriação e descrição, as análises fundadoras do cânone crítico pessoano passam a atuar como efeitos de sentido sobre as mais recentes, de modo pouco claro e, na maioria das vezes, prejudicial ao desenvolvimento de uma recepção mais transparente e aprofundada. Considerando-a como uma das bases da fortuna crítica sobre o autor, esta dissertação consiste no estudo da crítica de Adolfo Casais Monteiro sobre Fernando Pessoa. Mais especificamente, trata-se da delimitação de suas principais linhas de força argumentativas, dos vetores teóricos que a influenciam e dos mecanismos de análise empregados na descrição da poesia de Pessoa. Resumidamente, ficam aparentes quatro diferentes pólos nessa crítica, e que, ora mais, ora menos latentes, atuam de modo simultâneo sobre ela: a base geracional presencista, a crítica de João Gaspar Simões, o imanentismo eliotiano e a atração pela linguagem e pela autovisão do criticado. O legado deixado por Casais Monteiro para os leitores contemporâneos de Pessoa é condicionado, em suma, pela tentativa de articulação desses pólos de tensão como componentes dessa abordagem fundamental.

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