Resumo

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LEITURA CRITICA

CELIA ASSUNCAO FIGUEIREDO

Orientador(a): Marilda do Couto Cavalcanti

Doutorado em Linguística Aplicada - 2000

Nro. chamada: T/UNICAMP - F469L


Resumo:
A partir da consideração de insumos teóricos advindos de áreas como a etnografia de sala de aula, os estudos sócio-cognitivos de leitura, a sociolingüística interacional bem como de aspectos da conscientização crítica da linguagem, desenvolvi um estudo com alunos-professores formandos de um Curso de Letras acerca de sua relação com (oensino d)a leitura crítica. O cenário foi parcialmente criado através de uma Oficina de Leitura Crítica optativa, por mim oferecida e tambem por meio do acompanhamento da prática pedagógica desses participantes em um curso de leitura em aulas por eles ministradas. Os instrumentos de pesquisa incluíram depoimentos escritos, orais, formais e informais dos participantes (incluindo o professor da disciplina) gravados em áudio e em audio-vídeo, observação em campo, gravação de aulas em áudio-vídeo, diários e anotações de campo. Considerando as visões dos alunos-professores a respeito de leitura crítica ao desenvolverem eventos de leitura com seus alunos, analisei a forma pela qual tais visões se espelharam em sua prática pedagógica iniciante. Para viabilizar essa análise, foram considerados alguns pontos relacionados à questão da criticidade,a saber : concepões de leitura critica, características de um leitor crítico, a leitura considerada por um prisma de evento social, aspectos de (des)contextualização responsáveis por problemas na construção de sentido na interação, as visões dos participantes quanto a sua atuação enquanto leitores e,por fim, implicações diversas destes conceitos em sua prática pedagógica.Os dados sugerem que, na trajetória de construção de seu novo papel, o desenvolvimento da relação destes participantes com aspectos da leitura não se configura de maneira simples ou mesmo fácil para todos eles : os alunos-professores parecem se apresentar como leitores criticos em potencial atravésde um processo refIexivo, árduo e marcado por avanços e retrocessos. Embora não acontecendo de maneira uniforme ou regular, a presença do componente de criticidade na leitura pôde ser notada , nos momentos da prática pedagógica analisados, como fruto de um passo inicial de conscientização dos participantes, sugerindo ser o desenvolvimento de atitudes e valores críticos um aspecto relevante na formação do professor de língua estrangeira


Palavras-chave: Linguistica aplicada , Leitura , Professores - Formação , Analise de interação em educação , Lingua inglesa - Estudo e ensino

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