Resumo

Versão para impressão
CONFIGURACAO DE COMPETENCIAS DE UM PROFESSOR DE LINGUA...

MAGALI BARCANTE ALVARENGA

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Doutorado em Linguística Aplicada - 1999

Nro. chamada: T/UNICAMP - AL86c


Resumo:
A partir da análise de abordagem de ensinar de um professor de Língua Estrangeira (Inglês), em serviço, buscamos configurar e inter-relacionar as competências desse professor com base no modelo de competências apresentado por Almeida Filho (1993,1999). No cenário inicial dessa pesquisa, considerado cenário macro ou secundário, o contato freqüente com professores de inglês, presencial ou a distância, proporcionou a discussão acerca da competência lingüístico-comunicativa desses mesmos professores. Em um segundo momento, que passou a ser o foco da pesquisa, o cenário que se delineava por conta desse contato sugeria a existência de uma equação de competências desenvolvida pelos professores. Destacamos, nesse momento, para análise focal de nossa pesquisa, a prática pedagógica de um professor-participante (JP) como motivadora para a configuração e inter-relação entre as competências. Consideramos, portanto, o conjunto de competências do professor-participante, a saber: a competência lingüístico-comunicativa, a competência implícita, a competência teórica, a competência aplicada e a competência profissional. Os dados coletados para esta pesquisa, de natureza etnográfica, constituem-se, prioritariamente, de gravações de aulas do professor-participante e transcrições das mesmas e de gravações e transcrições de entrevistas com esse professor. Paralelamente a esses dados, a análise contou também com dados secundários materializados em forma de exame de proficiência em inglês, telefonemas com o professor-participante, entrevistas com professores-formadores em cujas instituições o professor-participante e outros professores do cenário macro ou secundário se graduaram e entrevistas com professores-pesquisadores na área da Lingüística Aplicada. A análise dos dados demonstrou ser possível uma aproximação e configuração das competências de ensinar do professor-participante. A partir da materialização ou equação pictórica das competências e sua inter-relação, concluímos haver uma relação de precedência entre as competências. Para esse trabalho, a competência profissional do professor-participante, considera macro-dinamizadora dessas relações, exerceu essa função.


Palavras-chave: Linguistica aplicada; Linguas - Formação de professores; Lingua inglesa - Estudo e ensino.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.