Resumo

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DA RELACAO LINGUAGEM E PRAXIA: ESTUDO NEUROLINGUISTICO...

ELENIR D FEDOSSE

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Mestrado em Linguística - 2000

Nro. chamada: T/UNICAMP - F319d


Resumo:
Esta pesquisa ocupa-se da inter-relação dos processos cognitivos - linguagem e praxia - bem como das alterações lingüísticas e práxicas comuns a lesões cerebrais adquiridas, respectivamente - afasias e apraxias. Tais processos são estudados pela Neuropsicologia e Neurolingüística tradicionais sob uma perspectiva dissociativa, ou seja, como se fossem processos independentes, autônomos. Diferente da tradição das áreas acima citadas, adota-se, neste estudo, uma perspectiva teórico-metodológica que privilegia a relação de tais processos, considera-se que podem ser apreendidos a partir de suas condições de uso, ou seja, tais processos podem ser analisados em contexto de produção e interpretação de sentido verbal e nãoverbal. Assume-se, pois, o postulado vygotskyano de que a linguagem participa, direta ou indiretamente, da organização e funcionamento de todos os processos cognitivos: atenção, percepção, memória, praxia e raciocínio lógico-formal. Tal fato pressupõe um funcionamento cerebral dinâmico, sistêmico e integrado. Realiza-se, nesta pesquisa, um estudo neurolingüístico de caso, em que se analisam dados lingüístico-práxicos extraídos do companhamento longitudin~1de CF, orientado por uma concepção enunciativo-discursiva de linguagem. Analisa-se o papel estruturante do prompting fonético, gestual e das cenas enunciativas para a produção oral e gestual de CF; destacando-se a relação da língua com o exteriordiscursivo - termo usado por COUDRY nos estudos discursivos da afasia - como condição de fundamental importância para a atividade significativa. Deriva desta abordagem teórica um procedimento de avaliação de praxia bucofacial para conhecer a produção gestual dos órgãos faciais e bucais - estes últimos referidos como fonoarticulatórios e relacionados ao nível fonológico da linguagem. Tal procedimento difere da avaliação tradicional da apraxia buco-facial assentada em comandos verbais descontextualizados, formulados segundo a variedade padrão e normativa de língua e privilegiando a atividade metapráxica

Palavras-chave: Neurolinguistica , Linguagem , Gestos , Afasia , Aprasia

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