Resumo

Versão para impressão
REPRESENTACOES DISCURSIVAS DO UNIVERSO FEMININO EM...

MARISTELA FANTUCCI DE PAULA PAVANELLO

Orientador(a): Silvana Mabel Serrani

Mestrado em Linguística Aplicada - 1999

Nro. chamada: T/UNICAMP - P288r


Resumo:
O presente estudo investiga representações discursivas de gênero. em três livros didáticos de francês-língua estrangeira (FLE).editados na França e utilizados no Brasil.nesta década. São examinadas- especificamente. as representações discursivas do universo feminino na esfeJO pública (contexto profissional) e na esfera privada (contexto doméstico-familiar). Trabalha-se em um percurso transdisciplinar da Lingüística Aplicada com a Análise do Discurso. levando-se em conta a interdependência da materialidade lingüística e processo discursivo na produção de sentidos. Para a análise dessas representações. realiza-se um exame de ressonâncias discursivas em torno de itens lexicais e de modos de dizer. Dessa forma. é mostrada uma predominância de representações discursivas para a mulher. comparativamente assimétricas em relação às representações do universo masculino: a) na hierarquia do trabalho administrativo-empresarial. b) em profissões de especialização científico-tecno/ógica e educacional e c) na configuração de lugares de interlocução bloqueadores e desqualificadores para a mulher. Trata-se de um estudo, fundamentalmente, qualitativo, embora também sejam apresentadas informações quantitativas com o objetivo de organização do corpus. Enfim. esta pesquisa propõe-se como uma contribuição para a área de análise de material didático da Lingüística Aplicada.. com implicações para professores, autores de manuais, etc.. Outrossim, procura-se sensibilizar "formadores" para a necessidade de uma conscientização de professores de língua estrangeira sobre a importãncia do estudo das representações sociais e das ressonãncias discursivas que participam de sua construção, como critério imprescindível na avaliação do livro (e de outros materiais) didático (s). Neste estudo. considera-se, central a prática discursiva em contexto pedagógico, no qual o livro e sua utilização são elementos constitutivos das condições de produção dessa prática.


Palavras-chave: Analise do discurso , Lingua francesa - Estudo e ensino , Material didatico , Aquisição da segunda linguagem

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.