Resumo

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PROFESSORA, BALDE E COM U OU COM L?: O ATO DE MEDIAR...

ROSANA MARA KOERNER

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Mestrado em Linguística Aplicada - 1999

Nro. chamada: T/UNICAMP - K819p


Resumo:
Os modos como o professor da série inicial do Ensino Fundamental exerce o seu papel de mediador entre o sistema de escrita de uma língua e aqueles que o adquirem constituiu a questão de investigação da presente pesquisa. Esses modos se constituem num dado espaço - a sala de aula -, em determinadas situações e sob diferentes condições, tudo isso influenciando na organização das atividades de uma dada maneira. A partir da observação dos modos de mediação, indagações foram feitas acerca da formação desse professor, vendo-o como um sujeito sócio-historicamente constituído. Foram selecionadas duas professoras, com formações diferenciadas, participantes de um grupo de estudos coordenado pela investigadora, acompanhadas semanalmente em sua prática pedagógica. O corpus está constituído de registros escritos e de gravações em áudio, feitos durante as visitas às salas. A análise dos dados parece sugerir dois modos pelos quais as professoras observadas. exerceram o seu papel de mediadoras.Um dos modos pode ser tido como uma mediação na qual todos os acessos que o aluno tem, na sala de aula, ao sistema de escrita, são promovidos e autorizados por ela. Língua, nesse contexto, parece configurar-se como um objeto pronto e acabado, constituindo-se como um saber a ser adquirido. O aprendiz é visto como um receptor de informações fornecidas por um professor, detentor do conhecimento sobre o sistema de escrita. O outro modo pode ser tido como uma mediação na qual nem todos os acessos passam pela ação mediadora da professora, cujo papel pode ser provisoriamente repassado a um par ou a um material. Língua configura-se como um saber que se constitui a partir de um processo de construção, na qual o aprendiz tem parte atuante e o professor é visto como um gerenciador das atividades. As indagações surgem, especialmente, acerca do que poderia estar gerando esses modos diferenciados. Uma das possibilidades pode estar na formação das professoras observadas. Contudo, tanto em uma como em outra, foi possível perceber lacunas relativas ao seu conhecimento sobre o funcionamento da língua, apesar de esse constituir-se o objeto de ensino de sua ação mediadora, especialmente no que se refere à relação entre fonema e letra. Talvez esse aspecto seja um ponto a ser revisto nos cursos de formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental.


Palavras-chave: Alfabetização , Professores - Formação , Ensino - Metodologia

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