Resumo

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PROPOSTA MINIMALISTA PARA O PROCESSO...UMA

RUTH E. VASCONCELLOS LOPES

Orientador(a): Mary Aizawa Kato

Doutorado em Linguística - 1999

Nro. chamada: T/UNICAMP - L881p


Resumo:
Esta tese circunscreve-se ao quadro da Teoria Gerativa, mais especificamente aos modelos de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981 e obras posteriores). Nosso objetivo central é verificar se há na Faculdade da Linguagem alguma propriedade essencial para o processo de aquisição da linguagem, para além da marcação paramétrica prevista na Gramática Universal. Para tanto, realizamos um percurso que sai do modelo de Regência e Ligação e chega ao Programa Minimalista. Nosso interesse ao discutir o modelo de Regência e Ligação está nas diferentes concepções de "parâmetro", bem como em verificar a concepção que o Programa Minimalista herda de seu antecessor. Discutimos, ainda, as principais hipóteses de aprendizagem propostas no âmbito da área de aquisição da linguagem, assumindo finalmente a hipótese continuísta. A partir de uma breve incursão ao funcionamento do Programa Minimalista, podemos verificar como um quadro ontológica e metodologicamente minimalista permite pensar a aquisição da linguagem de uma forma inusitada, especificando um lugar mais claro para a sintaxe e para a sua relação com os componentes de performance, a partir de fenômenos muito locais que são, em última instância, codificados como princípios da Faculdade da Linguagem. Nesse espírito, levantamos a hipótese de que a relação básica pela qual a criança se guia em seu processo de aquisição é a relação de c-comando. A visão que sustenta conceitualmente esta hipótese é a de que o que quer que ocorra no processo de aquisição, só deve contar com propriedades intrínsecas à Faculdade da Linguagem. Para verificar a plausibilidade empírica de nossa proposta, examinamos alguns fenômenos do Português do Brasil, bem como um fenômeno translingüístico observado na produção inicial de crianças: a assimetria sujeito / objeto. Isso nos permitiu motivar conceitual, teórica e empiricamente nossa proposta


Palavras-chave: Minimalismo , Gramatica gerativa , Aquisição de linguagem , Psicolinguistica

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