Resumo

Versão para impressão
LUGAR DAS INSTRUCOES DO LIVRO DIDATICO NA INTERACAO..., O

MARIA CECILIA DOS SANTOS FRAGA

Orientador(a): Marilda do Couto Cavalcanti

Mestrado em Linguística Aplicada - 1999

Nro. chamada: T/UNICAMP - F842L


Resumo:
Este trabalho é resultado de um estudo etnográfico sobre a construção da relação aluno-instruções para a realização de atividades do livro-didático (LD) na ,interação em sala de aula de língua estrangeira (LE). Ele foi concebido por esta professora-pesquisadora a partir da sua experiência profissional e do seu desejo de compreender melhor a própria prática e se aprimorar através da reflexão. Os registros para o trabalho foram coletados em uma classe de uma universidade pública paulista, em que os alunos estavam iniciando o curso de inglês como LE. A Etnografia Escolar, de Frederik Erickson, orientou a coleta e preparação dos registros para análise. O arcabouço teórico delimitado para análise compreendeu construtos da Sociolingüística Interacional; subsídios de outras áreas, como a Antropologia e a Psicologia Cognitivas e a Metodologia de Ensino de Línguas na Lingüística Aplicada, foram incorporados, na medida em que a complexidade da pergunta de pesquisa exigiu que se expandisse o arcabouço teórico. Dentre os registros do corpus, foram escolhidas atividades que fossem representativas da abordagem que os autores do LD advogavam para ele, e a realização dessas atividades foi focalizada à luz do arcabouço teórico. A análise dos dados permitiu que se tivesse uma noção mais precisa da relevância das instruções para as atividades didáticas da aula de LE, e evidenciou algumas das características da interação que contribuíram para a construção da relação acima citada. A análise também permitiu delinear traços do LD, dos alunos e da professora que se configuraram durante a construção da interação. Os resultados desse estudo podem colaborar na compreensão da interação em sala de aula de LE e do papel do livro didático, dos alunos e da professora na interação. Há implicações para a elaboração de material didático e para a formação e o aperfeiçoamento de professores, uma vez que o trabalho constituiu um movimento da professora em direção ao auto-aperfeiçoamento


Palavras-chave: Lingua inglesa - Estudo e ensino , Etnologia , Sociolinguistica , Livros didaticos

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.