Resumo

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METAFORAS E CONFLITOS: A LEITURA DE POESIA E A...

JOSALBA RAMALHO VIEIRA

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Doutorado em Linguística Aplicada - 1999

Nro. chamada: T/UNICAMP - V673m


Resumo:
Esta tese objetiva investigar como ocorre a co-construção dos sentidos de enunciados metafóricos durante a interação leitores-texto, leitor-leitor, e leitores(alunos)-leitor (especialista). O foco desta pesquisa foi definido a partir da minha experiência de ensino, na qual constatei um alto índice de silêncio e constrangimento por parte de alunos e professores de Letras em relação a textos poéticos. A primeira etapa nesta investigação envolveu a criação de um cenário de pesquisa através de uma proposta de intervenção, em uma sala de aula de literatura em língua estrangeira de um curso de Letras, visando prioritariamente oferecer momentos de leitura de textos poéticos seguidos de discussão em pequenos grupos mediada pela professora e/ou pela professora assistente. A análise de dados descreve os recursos discursivos, cognitivos e sociais utilizados pelos aprendizes durante a co-construção de sentidos dos enunciados metafóricos. Os leitores investigados se utilizam de recursos discursivos envolvidos na resolução de problemas tais como perguntas-teste que se encaminham para o levantamento de investigação de hipóteses interpretativas. Um dos resultados da análise aponta para o fato de que os recursos cognitivos variam de acordo com o tipo de metáfora encontrada. A análise mostrou ainda que o alto nível de indeterminação dos sentidos de termos metafóricos em conjunto com a não-consolidação da tarefa acadêmica analisada forneceram pistas acerca do grau de instabilidade dos papéis durante esses eventos sociais. Além disso, a modificação do cenário de pesquisa, que contou com a minha participação efetiva enquanto professora assistente nas estruturas das tarefas acadêmicas, apontou para conflitos decorrentes de mudanças paradigmáticas tanto no papel da especialista quanto nos papéis dos aprendizes. A mudança paradigmática em relação às visões de leitura se traduziram na negociação do sentido e na socialização das leituras. A partir desses resultados, a tese propõe reflexões acerca do ensino de línguas e literaturas estrangeiras

Palavras-chave: Leitura , Poesia inglesa , Analise de interação em educação , Literatura inglesa - Estudo e ensino

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