ENSINO DE VOCABULARIO EM LINGUA ESTRANGEIRA: UMA..., O

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Mestrado em Linguística Aplicada - 1998

Nro. chamada: T/UNICAMP - G229e

O objetivo deste estudo é investigar a aquisição de vocabulário em inglês como língua estrangeira entre alunos que estão no início do processo de aprendizagem dessa língua nas salas de aula de escolas públicas, ou seja, entre alunos freqüentando a quinta série do Ensino Fundamental. Essa necessidade surgiu do fato de os alunos, após quatro anos de contato com a língua inglesa, não possuírem um vocabulário limiar na língua-alvo que lhes possibilite realizar, com sucesso, as tarefas de compreensão em leitura propostas a partir da primeira série do Ensino Médio. Para investigar essa questão, atuamos como professora-pesquisadora, em uma escola da rede pública de ensino, durante o período de um ano letivo, utilizando-nos da técnica Total Physical Response (TPR) para o ensino do léxico em LE. Com o propósito de coletarmos dados de produto, com foco na extensão do vocabulário adquirido, e dados de processo, cujo objetivo era obter explicações que nos ajudassem a interpretar, mais claramente, os resultados obtidos através da análise dos dados anteriores, realizamos um estudo quantitativo e um estudo qualitativo. No primeiro, aplicamos duas baterias de quatro testes de vocabulário, em dois pontos distintos no tempo, cujos resultados foram analisados estatisticamente através das técnicas do teste-t e do chi-square. Os dados de processo foram coletados através de gravações em fitas de vídeo e foram analisados qualitativamente. Ambas as análises se complementaram e forneceram-nos valiosas evidências em relação às questões investigadas, evidências essas que um método de pesquisa, sozinho, não teria condições de nos dar. Uma delas indica que o TPR é eficaz para o ensino do vocabulário em LE porque mantém uma alta motivação em sala de aula. Ao término deste estudo, apresentamos algumas contribuições referentes ao ensino-aprendizagem do léxico, em contextos formais de ensino, e à aplicação do TPR.

Palavras-chave: Linguistica aplicada , Aprendizagem , Motivação na educação