Resumo: O trabalho de pesquisa consistiu em um estudo dos documentos oficiais que orientam o ensino de Língua Portuguesa com o intuito de entender a relação entre currículo e linguagem neles estabelecida. Estamos entendendo currículo como conjunto de práticas culturais produzidas (Silva, 1997) na/pela escola e linguagem como produto da interação verbal entre os sujeitos (Bakhtin/Volochinov, 1986). Analisando documentos curriculares de ensino de Língua Portuguesa - programas, guias, propostas, parâmetros curriculares - de um período de 70 anos da história da educação no Brasil, pudemos entender que o gênero do discurso, tipos relativamente estáveis de enunciados (conforme Bakhtin, 1992), do qual estes documentos fazem parte, veicula uma concepção de linguagem; mais especificamente, notamos que a concepção de linguagem sócio-interacionista presente em documentos curriculares produzidos desde a década de 80 coloca em questão este gênero discursivo, visto que esta concepção de linguagem com base dialógica tensiona sobremaneira um documento que tende a monologizar (ainda que o monólogo seja só uma abstração) as vozes que constituem o discurso a respeito do ensino de língua portuguesa
Palavras-chave: Lingua portuguesa - Estudo e ensino , Analise do discurso , Curriculos