VISAO DISCURSIVA DOS TRABALHOS EM GRUPOS COOPERATIVOS...,UMA

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Mestrado em Linguística Aplicada - 1999

Nro. chamada: T/UNICAMP - P414v

O objetivo desta pesquisa foi investigar a dinâmica de funcionamento de um trabalho em grupo, desenvolvidopor alunos, em aulas de língua portuguesa para o primeiro grau. Nossa hipótese de trabalho era que, a partir do momento que os alunos eram reunidos em grupo, o lugar de poder tradicionalmente exercido pelo professor em sala de aula, passava a ser exercido pelos próprios membros do grupo, mantendo, assim, presente a "imagem" do professor. Com base na perspectiva de análise discursiva desenvolvida pelo filósofo francês Michel Foucault, investigamos a concepção de trabalho em grupo presente em livros didáticos de língua portuguesa para o primeiro grau e nos Parâmetros Curriculares, bem como analisamos diversas transcrições de aulas que utilizaram o trabalho em grupo. Embora a prática de trabalhos em grupo seja vista como uma alternativa pedagógica positiva, no sentido de propiciar um melhor entrosamento, possibilidades de cooperação entre os alunos e, conseqüentemente, uma melhor qualidade no processo de aprendizagem, a análise do nosso corpus mostrou que nem sempre isso ocorre. Muitas vezes, os alunos acabaram por desempenhar as funções exerci das pelo professor, através, principalmente, de atimdes de controle e vigilância dos próprios colegas. Observamos, ainda, que manifestações de cooperação e trabalho conjunto entre os membros do grupo foram preteridas em função da divisão do trabalho e distribuição das tarefas, caracterizando, assim, o trabalho em grupo como simples trabalho "individual". Alguns alunos, também, beneficiaram-se dos trabalhos dos colegas, o que levou, por exemplo, a uma homogeneização dos textos escritos produzidos por eles.

Palavras-chave: Poder disciplinar , Analise do discurso