Resumo

Versão para impressão
E VERDADE OU FAZ-DE-CONTA? OBSERVANDO A SALA DE AULA...

MARIA AP. CALTABIANO M. BORGES DA SILVA

Orientador(a): Marilda do Couto Cavalcanti

Doutorado em Linguística Aplicada - 1999

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si38e


Resumo:
O objetivo desta pesquisa é investigar a interação que ocorre entre os membros de um determinado grupo de adultos, aprendizes da língua inglesa, focalizando a interrelação entre os momentos de verdade e faz-de-conta em aulas comunicativas. O foco da investigação é uma escola de línguas de São Paulo, capital. A pesquisadora, matriculada como aluna regular, acompanhou e fez parte de um grupo de adultos freqüentando os estágios correspondentes aos níveis 8 e 9 (intermediário), durante o período de junho a novembro de 1994. A presente pesquisa, de natureza etnográfica, utilizou os seguintes instrumentos para coleta de registros: gravação em áudio, notas de campo, diários e entrevistas informais feitas com os alunos participantes do grupo-foco de estudo e com professores responsáveis pelo curso e pelo treinamento dado pela escola. Para análise dos dados, foram utilizados como base teórica, estudos de autores como Widdowson (1978, 1979), Breen e Candlin (1980), Canale. e Swain (1980), Swan (1985), Almeida Filho (1993), entre outros, sobre a abordagem comunicativa, atualmente proposta para o ensino de línguas estrangeiras e trabalhos sobre interação social de Erving Goffman, destacando conceitos de papéis (1981) e preservação da face (1967) para a análise da interação na sala de aula


Palavras-chave: Lingua inglesa , Interação social

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.