Resumo

Versão para impressão
TAREFA COMO AMBIENTE PARA APRENDER LE, A

RITA DE CASSIA BARBIRATO

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Mestrado em Linguística Aplicada - 1999

Nro. chamada: T/UNICAMP - B234t


Resumo:
O objetivo desta pesquisa é analisar a construção do processo de ensino/ aprendizagem de uma língua estrangeira utilizando-se tarefas consideradas comunicativas. Assim como a maneira como aprendizes reagem ao serem submetidos ao uso de tarefas e como são equacionadas a forma e o uso ao longo do desenvolvimento de tarefas. Deste modo, elaborou-se um curso piloto para alunos adultos do nível intermediário numa cidade de porte médio do interior de São Paulo, com a duração de oito meses. As tarefas foram elaboradas e ministradas pela professora-pesquisadora e foram classificadas em três grupos: I - atividades convencionais com foco na forma; 2 - tarefas pré-comunicativas e 3 - tarefas comunicativas. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou os seguintes instrumentos para coleta de dados: gravação em áudio, diários dialogados e questionários. Como arcabouço teórico, foram utilizados os estudos de autores como Prabhu (1987), Nunan (1989), Almeida Filho (1993) entre outros. Os resultados da análise dos dados evidenciam um aumento de produção na língua alvo pelos aprendizes quando submetidos ao uso de tarefas consideradas comunicativas e um maior foco no sentido além do uso de tarefas mais semelhantes às situações encontradas pelos alunos na vida real e oportunidades mais freqüentes para interação e negociação na língua alvo

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.