Resumo

Versão para impressão
ESTUDO DA LINGUA FALADA E AULA DE LINGUA MATERNA: UMA...

MARIA DE LOURDES MEIRELLES MATENCIO

Orientador(a): Ângela Kleiman

Doutorado em Linguística Aplicada - 1999

Nro. chamada: T/UNICAMP - M416e


Resumo:
Este trabalho apresenta um modelo para a análise da aula de língua materna, considerada como um gênero discursivo típico do discurso didático. Parto de uma perspectiva transdisciplinar, que inclui a revisão das contribuições de estudos que tratam de diferentes formas de interação oral, para investigar as relações de articulação e de hierarquização das unidades constituintes de uma aula, suas particularidades e funções. Considerando as complexas relações institucionais entre a delimitação científica do objeto dos estudos da linguagem e a constituição da disciplina escolar, o modelo permite que se investigue como essas restrições se manifestam na interação em sala de aula, sugerindo alternativas para o exame sistemático da organização da aula. O objetivo é apresentar instrumentos de análise que venham a contribuir teórica e metodologicamente para a investigação desse gênero e de suas atualizações em diferentes eventos de interação

Palavras-chave: Lingua portuguesa - Estudo e ensino

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.