Resumo

Versão para impressão
ASPECTOS FONOLOGICOS DA LINGUA SHANENEWA (PANO)

GLAUCIA VIEIRA CANDIDO

Orientador(a): Angel Humberto Corbera Mori

Mestrado em Linguística - 1998

Nro. chamada: T/UNICAMP - C161a


Resumo:
Esta dissertação apresenta uma descrição fonética e fonológica da língua Shanenawá, pertencente à família Pano, que é falada por um povo localizado às margens do rio Envira, no município de Feijó, Estado do Acre, Brasil.
O trabalho está estruturado em três partes básicas, além de dois apêndices e da bibliografia. Os dois apêndices contêm um vocabulário básico e mapas para a localização da área Shanenawá.
A primeira parte é dedicada a informações gerais sobre o povo e a língua Shanenawá e a uma discussão sobre a classificação das línguas da família Pano. Inclui-se ainda nesta parte, a metodologia usada no trabalho de campo para a coleta dos dados utilizados nessa dissertação.
A segunda parte trata da descrição fonética dos sons da língua e da análise fonêmica desses sons, a qual foi feita segundo os aspectos de contraste, variação livre e distribuição complementar.
A terceira parte focaliza a fonologia da língua. Desta feita, as análises são efetuadas à luz de teorias mais atuais, ou seja, a partir das fonologias não-lineares ou autossegmentais. Esta parte aborda a estrutura silábica, o acento e os principais processos fonológicos como: a ocorrência dos glides labial [w] e palatal [j] em posição de Onset e Coda; a assimilação de consoantes nasais em posição de Coda; a nasalidade das vogais e a palatalização de consoantes coronais quando estas figuram em ambientes de vogais anteriores e do glide palatal [j].





Palavras-chave: Língua indígenas; Fonologia; Língua Shanenawá.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.