Resumo

Versão para impressão
IDEOLOGIA NEOLIBERAL NO DISCURSO DA AVALIACAO:...

MARIA DE FATIMA SILVA AMARANTE

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Doutorado em Linguística Aplicada - 1998

Nro. chamada: T/UNICAMP - Am13i


Resumo:
O objeto de estudo desta tese é o discurso da avaliação produzido em uma instituição particular de ensino superior do estado de São Paulo. Nossa hipótese direcionadora é a de que tal discurso é constituído por princípios, noções e conceitos neoliberais. Em decorrência, através de tecnologias de dominação e tecnologias do eu, os alunos são constituídos como clientes cujas necessidades e expectativas devem ser satisfeitas. Na mesma operação o conhecimento é constituído como capital econômico. Adotando a perspectiva da Análise do Discurso de Linha Francesa, procedemos à análise das condições de produção e da materialidade lingüística de documentos e interações, focalizando o discurso da avaliação em um contexto de ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Apontamos como estratégias argumentativas são utilizadas nos vários discursos que compõem o bloco disciplinar da avaliação para legitimá-Ios. Observamos que a transmutação da questão política da avaliação em questão técnica de gerência de produtos e processos e o funcionamento de uma política de afeto têm efeitos exacerbadores do exercício do poder disciplinar, potencializando discursos de confissão e interditando discursos de resistência Consideramos, finalmente, que os discursos produzidos por administradores são fortemente constituídos por princípios, noções e conceitos neoliberais e se constroem em torno da promessa da excelência. Já os discursos produzidos por professores, enquanto efeitos dos exercícios de poder institucional, materializam o avesso da excelência na imagem do aluno incapaz, configurando resistência ao projeto hegemônico neoliberal de gestão da qualidade total

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.