COMO SE CORRIGE REDACAO NA ESCOLA

Orientador(a): Ingedore Grunfeld Villaça Koch

Doutorado em Linguística - 1998

Nro. chamada: T/UNICAMP - R859c

Com o objetivo de encontrar respostas para uma questão metodológica fundamental do ensino da língua escrita na escola ("Como corrigir redações?"), esta tese tem dois momentos principais: um descritivo e outro analítico. No primeiro, mostro como se realiza a prática escolar de intervenção escrita (correção de redações) de um grupo de professores-sujeitos que trabalham com reescrita em sala de aula. E, no segundo momento, procuro analisar os resultados dessa prática, a partir de uma leitura comparativa de retextualizações (reescritas de redações corrigidas por esses professores) efetuadas por um grupo de alunos-sujeitos. Os instrumentos teóricos de que me servi como fundamento da análise – seja dos textos interventivos dos professores (correções), seja dos textos reescritos dos alunos (revisão) – assentam-se na concepção sócio-interacionista de linguagem, centrada no texto (ou no discurso). A análise apontou para uma convivência, na escola, de práticas diferenciadas de correção de redação, regidas por concepções diversas de linguagem. Apontou, ainda, para a estreita relação entre as tarefas de correção e de revisão, revelando a pertinência da postura teórica do professor no trabalho interventivo que realiza, uma vez que também de sua atuação como corretor dependerá a performance escrita do aluno como revisor. A análise mostrou, além disso, as vantagens de uma abordagem textual-interativa das redações, no trabalho de correção (leitura interventiva), já que retextualizações dela decorrentes mostram-se qualitativamente muito mais produtivas do que as que respondem unicamente a outros tipos de correção, centradas na concepção de linguagem em sua imanência. Contudo, por não ser tal postura a dominante no atual ensino de língua, e por estar a visão sócio-interacionista de linguagem ainda restrita ao trabalho específico deste o daquele professor-sujeito, esta tese aponta para a necessidade de uma revisão, pelos professores em exercício, da postura teórica vigente na escola, com base em recentes contribuições dos estudos da linguagem.

Palavras-chave: Revisão de texto; escrita; Ensino; Lingua portuguesa; Correção de redação