Resumo

Versão para impressão
CRENCAS DO PROFESSOR SOBRE O MELHOR APRENDER DE UMA LINGUA..

ADEMILDE FELIX

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Mestrado em Linguística Aplicada - 1998

Nro. chamada: T/UNICAMP - F335c


Resumo:
Esta pesquisa, de base etnográfica, visa analisar a concepção de aprendizagem de uma LE (inglês) mantida por três professoras de uma escola oficial de 1° e 2° graus. Para tal, analisou-se as crenças dos sujeitos de pesquisa sobre como o aluno deve estudar a LE. Além das crenças, são levadas em consideração as culturas de aprender e ensinar línguas e o habitus do professor. Esses elementos compõem o manancial teórico para esta análise que busca mostrar de onde vêm as crenças dos sujeitos e para onde eles conduzem o ensino com as atitudes que adotam e cobram em sala de aula de seus alunos. Para esta análise, foram usados dois questionários (QUALE e CRESAL de Horwitz, 1985 e 1988) para se obter um levantamento das crenças sobre ensino e aprendizagem das professoras. Esses dados foram analisados juntamente com as transcrições de aulas e anotações de campo para se observar se, em sala de aula, as professoras criavam condições para que seus alunos se desempenhassem da maneira que elas julgavam ideal. Os dados das entrevistas com os sujeitos serviram para esclarecer pontos dúbios. Observa-se que as professoras-sujeito desta pesquisa acreditam que a motivação mostra-se elemento importante para que a aprendizagem ocorra. Duas das três professoras (P1 e P3) afirmam que o dom para a aprendizagem de LE é essencial. Sem esse elemento, a aprendizagem não ocorre. As três também afirmam que seus alunos não acreditam que a LE possa ser aprendida na escola. Porém, os dados nos revelam que essa opinião é também compartilhada pelas professoras, ou seja, elas também não acreditam que a língua-alvo possa ser ensinada/aprendida na escola pública. Os dados nos mostram que, no geral, as professoras qualificam como aluno ideal aquele que adota estratégias de aprendizagem similares àquelas adotadas por elas próprias enquanto aprendizes


Palavras-chave: Professores de lingua estrangeira - Formação , Crenças

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.