Resumo

Versão para impressão
RELACAO ENTRE ANSIEDADE E O DESENVOLVIMENTO...,A

MARIA CARMEN KHNYCHALA CUNHA

Orientador(a): John Robert Schmitz

Mestrado em Linguística Aplicada - 1997

Nro. chamada: T/UNICAMP - C914r


Resumo:
Este estudo representa uma tentativa de entender melhor a relação entre o sentimento de ansiedade e o desenvolvimento da competência oral em Língua Estrangeira (LE). A ansiedade sentida no contexto de sala de aula de LE é uma apreensãoexperimentada pelos alunos, quando confrontados com uma situação que envolve o uso de habilidades lingüísticas limitadas. Nas diversas situações de comunicação a que os aprendizes são expostos, surge um tipo especial de medo, provocado por estímulos internos ou externos e não direcionado a um objeto externo. Trata-se da ansiedade de uso de língua estrangeira. Busquei entender a relação entre ansiedade e comunicação oral em LE, a partir de um levantamento de manifestações e comportamentos relacionados a este sentimento e explicar como ele pode interferir no desempenho do aluno. Vários alunos contribuíram através de entrevistas e de redação de diários, onde eles registravam suas reflexões sobre a experiência de aprender inglês como língua estrangeira, seus sentimentos e perspectivas. Tracei um perfil dos alunos, do professor e da aula, com base em notas de observações, gravações e transcrições de aulas, para assim conhecer melhor os diversos aspectos envolvidos no processo. Embora os sujeitos não reconheçam e nem declarem de maneira direta a experiência deste sentimento me foi possível distinguir, dos dados, vários tipos de comportamentos e manifestações que revelam a existência do sentimento de ansiedade. Um trabalho no sentido de equilibrar os níveis de ansiedade dos aprendizes em níveis ótimos pode ser realizado, a partir do próprio reconhecimento e conscientização de alunos e professores dos fatores que geram ansiedade, assim como das manifestações e comportamentos decorrentes deste sentimento. Os resultados são discutidos em termos de suas implicações para o desenvolvimento da competência oral em LE e de possíveis medidas para eliminar efeitos negativos da ansiedade do tipo negativa ou debilitadora em sala de aula


Palavras-chave: Ensino - Aprendizagem , Aquisição da segunda linguagem , Linguagem

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.