Resumo

Versão para impressão
CONFLITOS E CONTRADICOES NA FORMACAO DE PROFESSORES:...

LUSINILDA CARLA PINTO MARTINS

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Mestrado em Linguística Aplicada - 1998

Nro. chamada: T/UNICAMP - M366c


Resumo:
Esta dissertação pretende contribuir para as discussões referentes à questão da fonnação do professor de língua inglesa, através da investigação do discurso de sala de aula da disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa (doravante PELI) e suas implicações para a prática pedagógica desse professor.Partimos da hipótese de que a PELL embora se proponha a preparar o futuro professor para uma realidade heterogênea e complexa que é a sala de aula, trabalha na perspectiva de um modelo pré-fixado como forma de contornar a heterogeneidade da sala de aula e, assim, garantir a aprendizagem. Ao se deparar com conflitos na sala de aula, a PELI procura abafá-Ios, homogeneizando o processo de formação e limitando-se à legitimação e instrumentalizãção do professor de língua inglesa. Mediante uma abordagem discursiva de análise, e das noções de prática discursiva (Foucault, 1969) e de heterogeneidade do discurso (Authier, 1990) e da sala de aula (Cor_ 1997), buscamos, então, verificar as regularidades que transfonnam a PELI . em um discurso fonnador autorizado e, ao fazê-Io, deparamo-nos com a emergência indesejada da heterogeneidade constitutiva da sala de aula. Para tanto, analisamos os documentos legisladores da disciplina, as entrevistas infonnais .e questionários feitos com alunos de PELI, bem como gravações de aulas de PELI de três instituições brasileiras de nível superior. A análise do corpus mostrou que as práticas discursivas da sala de aula de PELI apresentam conflitos que desestabilizam a linearidade e a homogeneidade aparente desse discurso, instaurando contradições e resistências no seio mesmo do discurso autorizado. Os registros sugerem que, na tensão entre a heterogeneidade da sala de aula e a necessidade de controlá-Ia para garantir a aprendizagem, a PELI promove, além da legitimação do futuro professor, a forma(ta)ção de professores dentro de uma determinada abordagem de ensino. Assim, enquanto espaço de formação, ela apresenta a contradição de querer homogeneizar o que não é homogeneizável: a sala de aula, espaço constituído de conflitos e contradições.


Palavras-chave: Professores de lingua - Formação , Pratica de ensino , Lingua aplicada

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.