Resumo

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IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS: UMA ANALISE DE...

SHEILA ELIAS DE OLIVEIRA

Orientador(a): Eduardo Roberto Junqueira Guimarães

Mestrado em Linguística - 1998

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4i


Resumo:
Este trabalho consiste em uma análise da argumentação dos pastores da Igreja Universal do Reino de Deus em dois programas de TV exibidos pela Rede Record ? O Santo Culto em seu Lar, que traz como tema 'ser cristão', e Palavra de Vida, com o tema 'prosperidade'. Nosso ponto de vista teórico é o da Semântica Histórica da Enunciação, tal como a apresenta Eduardo Guimarães. Essa perspectiva, que se filia à Escola de Análise de Discurso Francesa, preconiza que os sentidos de uma enunciação são constituídos em lugares de significação historicamente construídos - os discursos. A partir da consideracão do histórico como constitutivo dos sentidos, o dizer é analisado em dois níveis - o de sua constituição, que é o espaço interdiscursivo, e o de sua formulação, aquele em que o sujeito verbaliza os seus sentidos. A argumentação, que se dá no espaço da formulação textual, é efeito da relação de discursos; as intenções do sujeito falante ao argumentar se constituem a partir de sua memória histórica, dos lugares de significação discursivos que ele ocupa necessariamente, ainda que de forma inconsciente. Para nós, portanto, argumentar não é persuadir ou convencrr; argumentar é direcionar o dizer, unificar a interpretação, em gestos que produzem o efeito de que o que foi dito: 1) só poderia ter sido formulado daquela maneira e 2) se origina no indivíduo, e não como processo histórico de significação. Em nosso corpus, identificamos um procedimento semântico de construção da argumentação - o mecanismo definitório, realizado por meio de predicados. Os pastores definem (e, ao definir, constróem como referentes) alguns conceitos-chave na argumentação da Igreja Universal, tais como os de 'Deus', 'diabo', 'cristão carnal', 'cristão verdadeiro', 'prosperidade', etc. As definições são formuladas por dois tipos de predicados, que classificamos a partir de seu funcionamento enunciativo: os predicados parafrásticos e os exegéticos. Os predicados parafrásticos fazem ressoar os sentidos uns dos outros e/ou dos referentes que constróem; os exegéticos dão visibilidade social a esses referentes. Juntos, os predicados vão-se articulando em argumentos e conclusões, formando uma teia argumentativa. Na análise intertextual entre os dois programas, observamos que os referentes assumem novos sentidos, de acordo com as condições de produção de cada um dos programas. O Santo Culto em seu Lar é gravado a partir de um culto na sede nacional da Igreja Universal; Palavra de Vida é feito para TV e exibido ao vivo. Essa diferença marca uma mudança nos sujeitos interlocutores dos pastores - no primeiro programa, já fiéis; no segundo, primordialmente fiéis potenciais. A partir dessa alteração, os objetivos dos programas são diferenciados e os sentidos dos referentes que contróem a argumentação são outros. Em cada um dos programas e entre um e outro, identificamos contradições argumentativas. O direcionamento do sentido se dá a partir das fundações discursivas majoritárias - os discursos capitalista e liberal. As contradições são um indício de que a argumentação não garante a persuasão, uma vez que a Universal, a Igreja evangélica que mais cresce no Brasil, se sustenta em um dizer contraditório.


Palavras-chave: Este trabalho consiste em uma análise da argumentação dos pastores da Igreja Universal do Reino de Deus em dois programas de TV exibidos pela Rede Record ? O Santo Culto em seu Lar, que traz como tema 'ser cristão', e Palavra de Vida, com o tema 'prosperidade'. Nosso ponto de vista teórico é o da Semântica Histórica da Enunciação, tal como a apresenta Eduardo Guimarães. Essa perspectiva, que se filia à Escola de Análise de Discurso Francesa, preconiza que os sentidos de uma enunciação são constituídos em lugares de significação historicamente construídos - os discursos. A partir da consideracão do histórico como constitutivo dos sentidos, o dizer é analisado em dois níveis - o de sua constituição, que é o espaço interdiscursivo, e o de sua formulação, aquele em que o sujeito verbaliza os seus sentidos. A argumentação, que se dá no espaço da formulação textual, é efeito da relação de discursos; as intenções do sujeito falante ao argumentar se constituem a partir de sua memória histórica, dos lugares de significação discursivos que ele ocupa necessariamente, ainda que de forma inconsciente. Para nós, portanto, argumentar não é persuadir ou convencrr; argumentar é direcionar o dizer, unificar a interpretação, em gestos que produzem o efeito de que o que foi dito: 1) só poderia ter sido formulado daquela maneira e 2) se origina no indivíduo, e não como processo histórico de significação. Em nosso corpus, identificamos um procedimento semântico de construção da argumentação - o mecanismo definitório, realizado por meio de predicados. Os pastores definem (e, ao definir, constróem como referentes) alguns conceitos-chave na argumentação da Igreja Universal, tais como os de 'Deus', 'diabo', 'cristão carnal', 'cristão verdadeiro', 'prosperidade', etc. As definições são formuladas por dois tipos de predicados, que classificamos a partir de seu funcionamento enunciativo: os predicados parafrásticos e os exegéticos. Os predicados parafrásticos fazem ressoar os sentidos uns dos outros e/ou dos referentes que constróem; os exegéticos dão visibilidade social a esses referentes. Juntos, os predicados vão-se articulando em argumentos e conclusões, formando uma teia argumentativa. Na análise intertextual entre os dois programas, observamos que os referentes assumem novos sentidos, de acordo com as condições de produção de cada um dos programas. O Santo Culto em seu Lar é gravado a partir de um culto na sede nacional da Igreja Universal; Palavra de Vida é feito para TV e exibido ao vivo. Essa diferença marca uma mudança nos sujeitos interlocutores dos pastores - no primeiro programa, já fiéis; no segundo, primordialmente fiéis potenciais. A partir dessa alteração, os objetivos dos programas são diferenciados e os sentidos dos referentes que contróem a argumentação são outros. Em cada um dos programas e entre um e outro, identificamos contradições argumentativas. O direcionamento do sentido se dá a partir das fundações discursivas majoritárias - os discursos capitalista e liberal. As contradições são um indício de que a argumentação não garante a persuasão, uma vez que a Universal, a Igreja evangélica que mais cresce no Brasil, se sustenta em um dizer contraditório.

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