HELENA KOLODY: UMA VOZ IMIGRANTE NA POESIA PARANAENSE

Orientador(a): Orna Messer Levin

Mestrado em Teoria e História Literária - 1997

Nro. chamada: T/UNICAMP - So11h

Este trabalho é um estudo da poesia de Helena Kolody, poeta paranaense contemporânea. Para esta pesquisa, escolhemos como perspectiva de análise o recorte "literatura e imigração", por entender que Helena Kolody apresenta indícios culturais "estrangeiros" em sua poesia. A partir de discussões de diferentes autores sobre questões subjacentes ao processo de imigração, tais como acomodação, absorção cultural, transculturação, realizamos a análise de poemas que abordam estas questões. Um dos temas filiados à imigração diz respeito ao deslocamento do imigrante. O tema da viagem aparece na obra desta poeta não só como translado do imigrante, mas também como diversas formas de escape, evasão: a interiorização, a morte, o espaço, o universo, as drogas, os livros. Do deslocamento, que traz consigo elementos originários da imigração passamos para a análise da acomodação do imigrante: da sua chegada ao processo de adaptação - absorção; no encontro com outras culturas; na preservação da cultura do povo ucraniano. A análise dos temas alia-se à análise dos procedimentos formais, pois acreditamos que há entrelaçamento entre estes dois planos, situados num mesmo nível de relevância.

Palavras-chave: Literatura brasileira , Poesia brasileira - Sec.XX , Autoria