Resumo

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LITERATURA, HISTORIA E METALINGUAGEM: UM OLHAR...

HUGO LENES MENEZES

Orientador(a): Paulo Elias Allane Franchetti

Mestrado em Teoria e História Literária - 1997

Nro. chamada: T/UNICAMP - M524L


Resumo:
A prosa histórico-literária de Alexandre Herculano apresenta uma dimensão metalingüística que traz informações úteis e necessárias à compreensão e ao julgamento da concepção de mundo desse autor e de sua época. Através da metalinguagem, Herculano se auto-representa enquanto escritor histórico-ficcional, ora de modo sério, ora de modo irônico. o autor português, em seus contos, novelas e romances, estabelece um diálogo constante com o leitor, chamando-lhe a atenção para o estatuto ficcional dessas narrativas ainda que elas se apóiem em suporte histórico. As. referências metalingüísticas mostram que Herculano concebe a história como um discurso verdadeiro e a literatura, como um discurso verossímil, mas mostram também que ele relativiza o verdadeiro: para o escritor luso, a ficção contém uma "verdade" mais profunda - a "verdade" . subjetiva de um povo, a sua índole, que a história não consegue captar. Outrossim, a prática da metalinguagem revela que Herculano, na qualidade de intelectual romântico, trata a literatura como uma linguagem polimórfica, liberta de regras previamente fixadas. Por fim, o discurso auto-reflexivo do criador do Eurico acusa uma incoerência filosófica na sua concepção estética: em tese, o autor lusitano vê a arte como um fenômeno gratuito, descompromissado, configurando o esteticismo da arte pela arte. Porém, na prática, ele preconiza e realiza uma arte histórico-literária teleológica, engajada no projeto de educação do público leitor.


Palavras-chave: Ficção historica , Metalinguagem , Romantismo - Portugal

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