Resumo: Dadas as condições históricas que caracterizaram a assimetria do discurso em sala de aula, como o professor está construindo relações dentro do ensino/aprendizagem de leitura? Partindo dessa reflexão, este trabalho analisa a interação, com foco nas estratégias discursivas e nas concepções teóricas sobre a leitura de duas professoras em dois contextos sócio-culturais distintos. Utilizando como unidade de análise o par pergunta-resposta, propusemo-nos a investigar as concepções teóricas sobre a tarefa de leitura traduzi das nas práticas sociais e as. tentativas de simetrização dentro da sala de aula, bem como as marcas lingüísticas evidenciando diferentes estratégias para condução das interações. Esses elementos constitutivos dos eventos de sala de aula foram analisados sob enfoque da perspectiva sociolingüística interacional, complementada pela dimensão macro-social, segundo a Análise Crítica do Discurso. Constatou-se que as relações interpessoais foram mais simetrizadas no contexto menos privilegiado, ao juntarem-se estratégias de comunicação flexíveis e elementos intertextuais de referência de leitura. Verificou-se como o controle e a percepção do professor de seu papel foram fundamentais para uma(re)configuração da estrutura de participação dos alunos na relação interpessoal
Palavras-chave: Leitura - Estudo e ensino , Sociolinguista , Relações humanas